Encontre um curso ou destino

Home > Blog > ACOMODAÇÃO DURANTE O INTERCAMBIO: COMO ESCOLHER?

ACOMODAÇÃO DURANTE O INTERCAMBIO: COMO ESCOLHER?

16/11/2015

A escolha certa do lugar onde você vai morar ao longo do seu intercâmbio é muito importante, pois a acomodação poderá ser um dos fatores cruciais para a sua adaptação ao novo país.

 

Nesse momento, é claro, surgem muitas dúvidas. Qual a melhor opção? Bom, isso depende muito do seu perfil como intercambista e a função dos agentes da HUB é direcionar você para aquela que provavelmente será a mais proveitosa no seu caso.

 

Vamos conhecê-las?

 

Casas de Família

 

Também chamada de Homestay, essas famílias passam por uma criteriosa avaliação antes de serem cadastradas para receber intercambistas. Quando você fecha o seu programa, é feito o preenchimento de um formulário que direciona você para uma família com preferências parecidas com a suas. Além disso, são levados em consideração fatores como gostar ou não de animais, de crianças e etc.

 

A grande vantagem da hospedagem em casa de família é a convivência com os nativos, o que irá otimizar o aprendizado da língua. Essa imersão na cultura é extremamente proveitosa e enriquecedora, visto que irá lhe ensinar também muito sobre os hábitos locais. Tenha em mente, contudo, que você terá que cumprir algumas obrigações, como respeitar os horários da casa, manter seu quarto arrumado e ajudar em pequenas tarefas domésticas, por exemplo.

 

Residência Estudantil

 

Geralmente localizada em prédios próximos à escola, funcionam como pensionato para estudantes. É possível escolher quartos individuais ou duplos, porém, banheiros e cozinhas sempre serão compartilhados por todos, o que acaba favorecendo novas amizades.

 

O fator mais interessante nesse tipo de acomodação é a possibilidade de interagir com pessoas do mundo inteiro e aprender a respeitar as diferenças culturais. Além disso, é comum essas residências oferecerem algumas facilidades como academia, lavanderia, sala de jogos e TV. Por último, é importante estar ciente de que, assim como as casas de famílias, as residências possuem regras de horário e limpeza que deverão ser cumpridas, além disso, a privacidade é menor, o que pode obrigar você a treinar o seu jogo de cintura!

 

Albergues

 

Os famosos Hostels espalhados pelo mundo inteiro e muito freqüentado por mochileiros, também são uma boa opção para quem quer economizar, fazer novos amigos e ter sempre companhia para baladas. Bem menos formais do que os dois tipos de acomodação interiores, costumam oferecer sugestão de atividades e passeios aos hóspedes, propiciando maior integração. Para períodos longos, entretanto, não são recomendados, visto que o intercambista poderá sentir falta de um pouco de conforto (ter onde guardar melhor suas coisas, conseguir momentos de silêncio para estudar ou dormir, etc).

 

Apartamento alugado ou Hotel

 

Essas são as duas opções mais caras, porém, as mais cômodas. A maior vantagem de ambas é, sem dúvida, o fato de que você não será incomodado por ninguém e ficará totalmente livre para fazer seus próprios horários e regras. Para amenizar um pouco os gastos, existe a possibilidade de dividir o apartamento com outros estudantes, embora isso também venha a exigir de você certa tolerância e possíveis testes de paciência. No final, tudo acaba sendo um aprendizado, e é por isso que ninguém volta o mesmo de um intercâmbio!

 

 

Lembre-se de que a HUB estará plenamente preparada a ajudar você a escolher o lugar ideal de acordo com suas prioridades e, mais importante, de acordo com seu orçamento!

 

 

 
 
 
 
 

Comente

 
 

Comentários


Preencha o campo acima e deixe seu comentário.