Encontre um curso ou destino

Home > Blog > PREPARE-SE PSICOLOGICAMENTE PARA O SEU INTERCAMBIO!

PREPARE-SE PSICOLOGICAMENTE PARA O SEU INTERCAMBIO!

23/11/2015

Tomar uma decisão importante como ir morar e estudar por algum tempo num país diferente não é brincadeira, concorda?

O que eu irei encontrar lá? Será que irei me adaptar? Vai ser mesmo bacana ou ficarei me sentindo um peixe fora d’água o tempo todo? Perguntas assim são muito comuns, mas na hora que a insegurança bater é importante respirar fundo e manter a calma, conservando o pensamento positivo para não cair no desânimo.

Para te ajudar a se preparar psicologicamente para essa incrível jornada que é realizar um intercambio, nós da HUB fizemos uma lista com as situações mais comuns que você precisará lidar – e superar. Assim você não chega desavisado, o que torna tudo muito mais fácil!

1-Clima

Para você que mora num país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza, chegar num lugar frio ou sempre chuvoso pode ocasionar uma baita deprê. Isso porque o nosso humor também é influenciado pela quantidade de luz solar que estamos acostumados a receber no dia a dia. Para amenizar a sensação, o jeito é não se deixar abater e manter-se ativo! Muitas cidades oferecem programação específica para os meses de inverno, basta se informar a respeito. Aproveite também para aprender algum esporte de neve. Porém, se não gostar desse tipo de atividade, vale de tudo para não ficar entediado dentro de casa. Jogos de computador, baralho, filmes, enfim. O importante é não ficar parado para não deixar a vibe baixo astral se instaurar!

2-Comida

Se você possui uma alimentação restritiva é muito importante avisar isso ao fechar o pacote de intercâmbio, para que a família que irá recebê-lo (se for o caso) esteja avisada. Se for do tipo que come de tudo, aproveite para expandir seus horizontes gastronômicos! A comida brasileira é uma delícia e muito farta, o que não significa que os gringos não tenham algo a oferecer também, basta você estar aberto ao novo e diferente. Provou e mesmo assim não gostou? Tudo bem. Saiba que nas maiores cidades do mundo é muito comum haver mercados brasileiros, com produtos importados das terras tupiniquins. É uma saída mais cara e mais trabalhosa, afinal, você terá que cozinhar sua própria comida, mas pelo menos te impede de morrer de fome ou detonar sua saúde comendo apenas fast-food.

3-Costumes locais

É muito importante ao se preparar para ir morar num outro país, fazer uma pesquisa prévia de como é a cultura local, seus hábitos e tradições. Na maioria dos países do hemisfério norte, por exemplo, as pessoas não se cumprimentam com beijinhos e abraços logo ao se conhecerem. Alguns gestos manuais também possuem significado diferente dos nossos. Isso sem falar na etiqueta à mesa, pontualidade, normas de conduta e educação. Muito mais do que evitar passar vergonha, conhecendo esses detalhes você se sentirá menos ‘estrangeiro’ e mais inserido no contexto da sua nova realidade, e isso favorece muito a adaptação.

4-Leis

Imagine gastar uma grana alta por conta de uma bobagem que poderia ter sido evitada? Na maioria dos países desenvolvidos, a fiscalização é pesada e as multas são aplicadas com rigor. Sendo assim, pergunte sobre as leis locais, sobre o que pode ou não pode fazer. Para você ter uma ideia, muitos estrangeiros são presos (e até deportados!) por conta de atitudes que em seus países de origem seriam consideradas banais, como beber cerveja na rua, dirigir sem carteira, comprar bebidas alcoólicas para menores de 21 anos e etc.

Em resumo, se você estiver bem informado e com a mente aberta para novas experiências, seu intercambio tem tudo para ser um sucesso!!

 
 
 
 
 

Comente

 
 

Comentários


Preencha o campo acima e deixe seu comentário.