Encontre um curso ou destino

Home > Blog > OS 7 PECADOS CAPITAIS DE UM INTERCÂMBIO

OS 7 PECADOS CAPITAIS DE UM INTERCÂMBIO

30/11/2015

 Com certeza você já ouviu algo sobre os pecados mais condenáveis pela Bíblia e que todo bom cristão deve evitar cometer, não já? São eles: luxúria, gula, avareza, ira, soberba, vaidade e preguiça.

Bom, você pode até não ser do tipo religioso, mas na hora de fazer um intercâmbio é muito importante ter em mente que o sucesso deste dependerá em grande parte das suas atitudes. Sendo assim, adaptamos a lista e relacionamos cada pecado com um erro que deve ser evitado por VOCÊ, intercambista, para te ajudar a fazer da sua viagem a mais incrível realização!

Vamos lá?

AVAREZA

Você sabe o que significa essa palavra? Ela pode ser interpretada como o famoso ‘mão-de-vaca’, aquele que dá mais valor aos bens materiais do que é necessário e que está sempre querendo enriquecer às custa dos outros. Associado ao intercambista, podemos notar a avareza quando o mesmo opta por ‘economizar’ sem pensar na qualidade do produto que está adquirindo. Escolher a escola ou a acomodação mais barata, nem sempre valerá à pena. E comprar o pacote por conta própria então? Na maioria das vezes, atitudes assim acabam resultando em arrependimento mais tarde. Portanto, é muito importante avaliar antes de tomar as decisões. Estamos falando de algo que vai marcar a sua vida para sempre, afinal de contas.

INVEJA

Esse aqui nem precisa explicação. É o sentimento negativo de achar que tudo o do outro é melhor, e desejar isso para si. Chegou numa escola onde o inglês dos outros brasileiros está melhor que o seu? Que tal se inspirar e correr atrás para aprender também, ao invés de ficar parado invejando-os e criando formas de maldizê-los? A inveja atrapalha o convívio e o fortalecimento de novas amizades, o que por si só é uma das melhores coisas de um intercâmbio, concorda?

IRA

Muito cuidado com esse pecado. Se deixar levar pela raiva é receita certa para tomar decisões erradas. A sua companheira de acomodação te tirou do sério? Que tal contar até dez e sair de casa para esfriar a cabeça antes de explodir com ela? Afinal, serão apenas alguns meses de convivência, para que se estressar? Entrar em brigas e discussões, na maioria das vezes, não leva a lugar nenhum. Então, pratique o seu lado tolerante e fique de boa! Você verá que isso irá facilitar muito a sua vida.

VAIDADE

Muito mais do que não sair de casa sem se emperequetar todo, esse pecado tem a ver com orgulho excessivo e até arrogância. Lembre-se de que, num intercâmbio, você estará inserido num ambiente multicultural onde ninguém é melhor do que ninguém, portanto, nada de se comportar como se você fosse a última água do deserto! A sua cultura não é melhor do que a dos outros, não existem crenças certas ou erradas e é preciso muita humildade para aprender, não só uma nova língua, mas também lições de vida. Pense nisso antes de sair se vangloriando por qualquer coisa.

GULA

Esse é o pecado mais comum de todos, concorda? Quem nunca comeu mais um pedaço daquele bolo de chocolate, mesmo estando satisfeito, só porque estava gostoso? Eu já! Rsrs. O importante durante o seu tempo no exterior é saber respeitar os seus limites. Muita gente engorda ao longo do intercâmbio, compensando a falta de casa ou uma ansiedade passageira na má alimentação. Para isso não acontecer, você tem que se policiar e arranjar meios alternativos de vencer esses sentimentos que o fazem querer atacar a geladeira ou comer fast-food todo o tempo. Cuidando da sua saúde você vai se sentir melhor para aproveitar as maravilhas do intercâmbio, acredite!

PREGUIÇA

Outro pecado difícil de vencer, mas não impossível. Adiar fazer as lições de casa ou se levantar de manhã para ir para a escola de inglês, pode até ser cômodo na hora, porém, vai prejudicar muito você! Deixar-se vencer pela preguiça num intercâmbio, então, é inaceitável, sabia? Afinal, você investiu caro nisto, e está tendo uma oportunidade de ouro, que milhões de pessoas sonham em ter! Pense nisso toda vez que esse pecado te sondar e vença a tentação! Não existe gosto melhor do que o da vitória sobre os nossos próprios obstáculos.

LUXÚRIA

Essa palavra ganhou uma conotação diferente nos dias de hoje, mas saiba que – originalmente – ela está ligada com o termo ‘desejo’, seja ele por qualquer coisa. Relacionando esse pecado com a busca pelo prazer, temos muitos intercambistas que se perdem na parte da diversão e se esquecem da parte dos estudos. Logicamente, ninguém é de ferro, e sair com os seus novos amigos para uma balada pode até ser produtivo na sua aprendizagem, mas será mesmo que você precisa fazer isso TODOS OS DIAS? Seja racional e pense nisso. Ninguém é obrigado a dizer ‘sim’ para todos os convites que recebe...

 

Acho que deu bem para ilustrar o problema dos 7 pecados num intercâmbio, não é?

Agora só falta você ligar para um representante HUB e pedir o seu orçamento!

 
 
 
 
 

Comente

 
 

Comentários


Preencha o campo acima e deixe seu comentário.